Ter plantas em casa deixa o ambiente mais bonito e acolhedor, mas nem todas são seguras para os nossos amigos de quatro patas. Alguns dos seus arranjos podem representar sérios riscos para cães e gatos. Conheça três plantas comuns que devem ser evitadas por quem tem pets:
1. Comigo-Ninguém-Pode
Essa planta é linda, mas também extremamente perigosa. Sua toxicidade pode causar desde irritação oral até complicações mais graves, como dificuldade de respiração e problemas renais. Todo cuidado é pouco!
2. Espada-de-São-Jorge
Muito popular nas casas brasileiras, essa planta também pode ser tóxica para cães e gatos. A ingestão costuma causar irritação na boca, salivação excessiva, vômitos e, em casos mais graves, desconforto gastrointestinal.
3. Lírio
Os lírios, especialmente os da família Lilium e Hemerocallis, são altamente tóxicos para os pets. Nos gatos, por exemplo, a ingestão de pequenas quantidades pode levar a insuficiência renal grave. Nos cães, os sintomas incluem vômitos e letargia.
Suspeita de intoxicação? O que fazer?
Se você suspeitar que seu pet ingeriu alguma planta tóxica, não perca tempo! Entre em contato com um veterinário imediatamente. Quanto mais rápido for o atendimento, melhores serão as chances de recuperação do seu bichinho.
Lembre-se: a prevenção é o melhor cuidado! Antes de decorar sua casa com plantas, verifique se elas são seguras para os seus amigos peludos.