Quando um pet desmaia e começa a apresentar movimentos involuntários, é comum que o tutor entre em pânico — e com razão. Mas saber diferenciar uma síncope de uma convulsão pode ser essencial para buscar o atendimento adequado com rapidez.
Essas duas condições são bem diferentes, tanto nas causas quanto nos sintomas. Entenda melhor:
🔹 O que é Síncope?
A síncope nada mais é do que um desmaio súbito e breve, geralmente causado por alterações temporárias no fluxo de sangue para o cérebro. Em pets, isso pode ocorrer por:
- Problemas cardíacos
- Pressão arterial baixa
- Estresse intenso ou dor
Durante uma síncope, o animal pode cair repentinamente, parecer desacordado por alguns segundos e se recuperar logo em seguida. Normalmente, não há tremores ou movimentos involuntários durante o episódio.
🔹 O que é Convulsão?
A convulsão é um distúrbio neurológico que pode causar episódios de:
- Tremores ou espasmos musculares involuntários
- Perda de consciência
- Salivação excessiva
- Micção ou defecação involuntária
Diferente da síncope, a convulsão costuma durar mais tempo e deixa o pet desorientado após o episódio — um período chamado de fase pós-ictal.
Tanto a síncope quanto a convulsão são sinais de que algo não está bem com o organismo do seu pet. Elas nunca devem ser ignoradas! Ao presenciar qualquer um desses quadros, leve seu pet imediatamente a um veterinário.
Atendimento 24h com a Amigo Bicho
Na Amigo Bicho, estamos prontos para atender seu melhor amigo a qualquer hora do dia ou da noite. Nossa equipe está preparada para identificar a causa do problema e oferecer o tratamento mais adequado com todo o cuidado e carinho que seu pet merece.
Seu pet seguro. Você está mais tranquilo.