Assim como são importantes para os humanos, as vacinas são fundamentais para cães e gatos. Isso porque, por meio da vacinação, é possível prevenir uma série de doenças que podem causar prejuízos, não apenas para o animal, mas para todos os outros que entrarem em contato com ele, no caso de doenças contagiosas, e prejudicar a saúde pública como um todo.

Confira, abaixo, algumas doenças que as vacinas combatem:

Cinomose canina;

Parvovirose (Parvovírus Canino);

Hepatite Infecciosa (Adenovírus Canino 1 – CAV – 1);

Leptospirose;

Coronavirose (Coronavírus);

Parainfluenza;

Raiva;

Tosse dos canis;

Giárdia entre outras.

Como vimos, são inúmeras as doenças que podem ser combatidas por meio da vacinação e, ao contrário do que muitos tutores pensam, algumas vacinas precisam ser renovadas anualmente. Além disso, a imunização deve ser iniciada quando os Pets ainda são filhotes, e mantida ao longo da vida dos animais.

Os tutores devem ter em mente que a vacinação é uma forma segura, e indispensável de garantir a saúde dos Pets, mas também a própria, pois algumas doenças podem ser transmitidas aos humanos também.

Para manter as vacinas em dia, e saber quais são obrigatórias, é muito importante contar com a orientação de um médico veterinário. Além disso, é super válido acompanhar os calendários de vacinação pública, pois muitas prefeituras promovem campanhas de vacinação gratuitas, como a antirrábica, por exemplo.

Meu Pet pode ter reação à vacina? Como proceder?

Outra questão importante quando se trata de vacina diz respeito às reações. E, apesar de não serem tão comuns, algumas reações como febre, cansaço, vômito, diarréia, falta de apetite, sede em excesso, e até um pequeno nódulo no local da aplicação, podem acontecer.

No caso do nódulo, ele deve desaparecer em poucos dias, mas de modo geral deve-se considerar a necessidade de levar o Pet ao veterinário. Especialistas destacam que os cuidados com os animais devem ser semelhantes aos com os humanos, ou seja, é preciso monitorar o Pet após a aplicação da vacina para ver se há alguma mudança, ou se tudo correu normalmente. A única coisa que não pode é deixar de vacinar o Pet.

Fonte: Terra

Please follow and like us:
Pin Share
Instagram
Envie sua mensagem
Amigo Bicho, conte sempre com a gente! Logo retornaremos sua mensagem. Como podemos ajudá-lo?