Assim como nós seres humanos, para os cães e gatos a vacinação é muito importante e possui objetivos semelhantes. O primeiro é proteger o animal contra doenças infecciosas e, também, contra agentes circulantes da doença. Ao proteger os animais desses agentes, a sua qualidade de vida melhora e a sua saúde fica em equilíbrio por mais tempo. Outro ponto importante de vacinar o seu pet é que algumas doenças não atingem apenas os animais, mas também os donos.
Cães e gatos devem tomar todas as vacinas indicadas ainda filhotes, nos seus primeiros meses de vida, ou, em caso de adoção, no período apontado pelo veterinário. Porém, o cuidado não fica apenas entre os filhotes, os pets adultos também necessitam ser imunizados, pois a proteção das vacinas vai perdendo a eficácia ao longo do tempo, igual ocorre com a gente. Sendo assim, o correto é que os animais domésticos sejam vacinados anualmente, para garantir o reforço dessa imunização.
Existem diversas vacinas que combatem os vírus, bactérias e parasitas que afetam a saúde dos bichinhos. Para entender melhor as necessidades do seu pet, devem ser feitas visitas regulares a um veterinário de confiança. Somente um profissional qualificado poderá dizer quais vacinas são obrigatórias e quais são opcionais, bem como a frequência e a quantidade que o animal vai precisar, pois é preciso levar em consideração o histórico de saúde, estilo de vida e entre outros fatores importantes.
Normalmente, os filhotes recebem três doses de vacinas em um intervalo de 21 a 30 dias e, igual a um bebê humano, eles devem receber cuidados mais intensos em seus primeiros quatro meses de vida. Já para os cães e gatos adultos, a imunização deve ocorrer todos os anos, como dito anteriormente, sendo, normalmente, de três a quatro vacinas.
Um detalhe super importante da vacinação em gatos é que elas imunizam contra o parvovírus felino (FPV), o calicivírus felino (FCV) e o herpesvírus felino 1 (FHV1).
E para os gatos que foram resgatados das ruas, o recomendado é que sejam feitos exames sorológicos para as doenças FIV/Felv Felina (vírus da Aids Felina e Leucemia Felina), antes da vacinação, devido ao grande índice de contágio e prevalência destas doenças entre eles.
Fonte: Hospital Popular Veterinário