A resposta para essa dúvida é sim, os cães podem ter Alzheimer, mas o nome para essa enfermidade em cachorros é Síndrome de Disfunção Cognitiva Canina (SDCC), uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva, que acomete animais idosos, acarretando em alterações em todo o organismo do animal, principalmente no sistema nervoso, cursando com sinais clínicos em sua maioria comportamentais.
Os Pets podem apresentar os seguintes sintomas: alterações no sono, parecer perdido mesmo dentro de casa, não atender comandos, menos interação com os tutores, problemas para fazer as necessidades no lugar ideal, ficar mais agressivo e impaciente, entre outros.
O diagnóstico da SDCC é realizado com base no histórico do cachorro e nos sinais clínicos. Além disso, é importante descartar outras doenças que possam causar as alterações.
Vale ressaltar que não existe cura para o Alzheimer canino.
O que pode ser feito é o retardamento da doença por meio de mudanças na dieta, uso vitaminas específicas, antioxidantes e o medicamento de disfunção cognitiva canina. Outro fator positivo é o enriquecimento ambiental e mudanças no manejo do Pet, deixando ele confortável.
Portanto, não se esqueça de levar regularmente seu cãozinho ao veterinário para check-ups de rotina, esse é um ato de amor por seu bichinho.