Como nós, os nossos Pets também envelhecem e sentem as mudanças causadas pelo passar dos anos. O primeiro sinal clássico de que o seu cachorro é idoso são os pelos grisalhos. Eles começam a esbranquiçar na região ao redor dos olhos e do focinho. O que se sabe atualmente é que os cães, no geral, podem ser considerados idosos quando completam 8 anos. Porém, a partir dos 12, os cuidados devem ser maiores.
A seguir, confira 8 dicas para cuidar do seu pet idoso:
1. Alimentação
Cachorros de mais idade têm um ritmo mais lento de absorção de alimentos. É preciso manter a porção diária com uma ração de fácil digestão, além de manter uma alimentação mais saudável e rica em proteínas. Caso ele fique por volta de 12 horas sem se alimentar, fique de olho. Se o prazo se estender para 24h, leve-o ao veterinário o quanto antes.
2. Mobilidade
Problemas como artrite, artrose, nas juntas, na coluna e entre outros, podem aparecer em decorrência da idade avançada. Por isso, os cachorros idosos podem ficar com a mobilidade reduzida. Seja cuidadoso e tente manter a caminha ou casinha próxima ao comedouro e bebedouro.
3. Passeios e brincadeiras
A rotina do cachorro também muda. Se estiver em boas condições, mesmo com a idade avançada, o cão deve seguir com seus passeios e brincadeiras. O que precisa ser feito é diminuir a intensidade, a quantidade e a duração, adaptando-as de forma que o pet consiga acompanhar.
4. Hora do sono
Um cachorro idoso tende a dormir mais e passar mais tempo deitado. Não espere que o animal velhinho tenha a mesma disposição que um cão mais jovem.
5. Sensibilidade à mudança de temperatura
Com a idade, eles ficam mais sensíveis com as mudanças bruscas de temperatura. Mantenha a caminha e os pertences sempre em lugares arejados, longe de correntes de vento e de contato direto com o sol.
6. Convivência com outros animais
Alguns cães idosos podem não querer contato com outros animais – tanto pela mobilidade, quanto pela disposição. Pets mais novos podem estressá-lo, cansá-lo e até fazer com que tenha atitudes agressivas.
7. Visitas ao veterinário
O ideal é que eles passem por consultas no veterinário pelo menos de 6 em 6 meses. Isso ajudará a detectar e prevenir possíveis doenças decorrentes da idade.
8. Amor & paciência