Assim como as nossas unhas, as unhas dos cães e gatos também crescem continuamente e precisam de desgaste natural ou então devem ser cortadas, pois com a domesticação e mudanças de costume estamos tendo que aderir ao hábito de realizar o corte.
Os cães gastam suas unhas com as atividades normais de caminhada e contato com o solo, mas se seu Pet vive em apartamento, pisos lisos que não favorecem o desgaste natural das unhas tem que ter as suas unhas cortadas (aparadas) periodicamente.
Se não desgastadas as unhas elas acabam interferindo na “pisada” do Pet, causando deformidades posturais, perda de equilíbrio e muitas vezes quedas por escorregar no chão (perdem o contato das almofadinhas).
Já os gatinhos gastam suas unhas nas famosas “arranhadas” nos móveis, troncos de árvores ou em arranhadores próprios. Esse hábito felino muitas vezes pode ser suficiente no controle do desgaste das unhas.
Mas é importante deixar a disposição dos gatos arranhadores apropriados, para evitar ao máximo o corte de unhas
Se necessário, realizar o corte de unhas deve ser feito somente em Pet Shop ou no Veterinário, pois se não soubermos o limite de corte vamos causar sangramento intenso e muita dor.
Se o corte for feito de maneira inadequada além da dor vamos causar um grande trauma no animal podendo inclusive por memória negativa não deixar mais cortar ou mesmo tentar morder para evitar o corte de unhas.