A eutanásia é um tema muito delicado, mas que precisa ser explicado. Esse método consiste em provocar a morte de um animal antes do previsto pela evolução natural da doença. Essa forma de causar a morte pode se dar de maneira passiva ou ativa, direto ou indireto.

O órgão responsável por regulamentar a eutanásia em animas, é o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Eles indicam esse procedimento nos seguintes casos: animais com doenças incuráveis e que estejam em grande sofrimento, quando o animal representa risco à saúde pública, como quando ele contrai raiva.

Se não existir cura para a doença do seu Pet, ou algum medicamento, geralmente a eutanásia  é a opção. Mas pode ficar tranquilo, que se o seu animalzinho não estiver apresentando risco à saúde pública, a decisão final será sua.

Como decidir realizar a eutanásia?

Quando indicada pelo médico veterinário, é hora de você, como tutor, decidir se irá prosseguir ou não com o procedimento. Existem alguns tópicos que podem te auxilia a refletir sobre essa decisão:

– Indicação do médico veterinário;

– Quando o animal apresenta uma doença grave, sem chance de melhorar;

– Se o animal possui uma doença incurável;

– Avalie o seu nível de dor, afinal algumas medicações podem não ajudar.

Mas claro, que o primeiro passo é conversar com um médico, e tirar todas as dúvidas com ele!

Aqui na Clínica Amigo Bicho nós temos os melhores profissionais para cuidar do seu Pet!