Conhecida também como pseudociese, a gravidez psicológica é um fenômeno que acomete as fêmeas felinas e caninas. Como o próprio nome sugere, quando a Pet apresenta essa gestação, ela se sente grávida e se comporta como tal.

A barriga e as mamas crescem, ela prefere ficar em locais quentinhos e seguros, cria um ninho com panos e toalhas e até produz leite, como se estivesse esperando por filhotes.

Essa gravidez de gatos está mais relacionada com uma alteração hormonal que com o psicológico em si. Por isso, ela é mais rara nessa espécie.

Para saber por que acontece a gravidez psicológica em gatos, é preciso compreender o ciclo de reprodução desses animais. O organismo das fêmeas se prepara para a gestação com a produção do hormônio progesterona. Ele libera um cisto, conhecido como corpo lúteo. 

Normalmente, isso desaparece quando a fecundação não acontece. Porém, ao contrário do que é esperado, a gravidez psicológica inicia quando o corpo lúteo não some, mesmo sem nenhum tipo de gestação.

Diante de qualquer gravidez dos gatos, é necessário marcar uma consulta com um veterinário de confiança. Dessa forma, ele vai examinar a bichana, confirmar a condição psicológica e assegurar que não há outros fatores prejudicando a saúde.

Please follow and like us:
Pin Share
Categorias: Diversos

Instagram
Envie sua mensagem
Amigo Bicho, conte sempre com a gente! Logo retornaremos sua mensagem. Como podemos ajudá-lo?