Felv felina, mais conhecida como leucemia em gatos, a doença é causada por um retrovírus que afeta exclusivamente os bichanos. Seus efeitos são bastante semelhantes aos da leucemia em seres humanos, provocando imunossupressão e estando associada ao linfoma, um tipo de câncer que pode levar o Pet à morte.

A Felv é considerada umas das doenças mais graves nos gatinhos, enquanto a causa da leucemia em humanos  é desconhecida, a Felv felina tem um único agente causador: o retrovírus Felv. Sigla para Feline Leukemia Virus, literalmente vírus da leucemia felina, ele é transmitido por meio do contato de gatos saudáveis com a saliva, as fezes, o leite e a urina de gatos infectados.

Sintomas da Leucemia felina (FeLV):

Perda de peso;

Anemia;

Apatia;

Problemas respiratórios;

Estomatites;

Febre;

Anorexia.

Diagnóstico e tratamento:

Em casos de suspeita de Leucemia felina (FeLV), o diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais como, ELISA (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) que é um teste sorológico imunoenzimático, ou o PCR (Proteína C Reativa).

Temos teste rápido no ambulatório da Clínica  o resultado fica pronto em até 15 minutos.

Confirmada a presença do vírus, não existe cura para a leucemia felina. Mas isso não quer dizer que nada possa ser feito a fim de prolongar e de melhorar a qualidade de vida do gato. Em decorrência da imunossupressão associada ao Felv, é necessário identificar e tratar as infecções secundárias, cujo tratamento pode ser prolongado em comparação com gatos saudáveis.

Como evitar a doença:

VACINAÇÃO COM 2 meses de idade!

Se você tem mais de um gato, procure usar comedouros, bebedouros e caixas de areia individuais. Lembrando que gatos com felv positivo sempre deverão ser isolados dos demais.

Outra medida preventiva importante é a castração. Isso porque, ao inibir certos comportamentos, ela evita que os gatos fujam, diminuindo a chance de contato com gatos infectados. Também nesse sentido, é igualmente recomendado colocar telas nas janelas, evitando que os gatos saiam para a rua.