Determinadas raças de cachorros e seus cruzamentos possuem como característica a língua azul ou roxa e gengivas de cor azulada ou até mesmo preta. Esses casos correspondem à sua natureza e origem, e não são nenhum sintoma preocupante. No entanto, a mudança na coloração da língua já é um motivo de preocupação.

O exame realizado na língua e na gengiva dos cachorros fornece informações importantíssimas sobre o estado da circulação do sangue. Então, de acordo com as cores, concluí-se o seguinte:

• Língua rosada: cor mais comum, um cão saudável apresenta tanto nas gengivas quanto na língua.
  • Língua pálida ou branca: se os cachorros apresentam gengivas pálidas, é bem provável que sofram de anemia, leucemia, envenenamento, alguma hemorragia interna ou alguma das doenças dos carrapatos em cães. Em qualquer caso, a língua branca indica uma diminuição no número de glóbulos vermelhos, então procure um veterinário imediatamente.
  • Língua roxa: caso o seu Pet não seja de raça de cachorro da língua azul, um cachorro com a língua nessa tonalidade pode estar com problemas relacionados à falta de oxigênio, ou seja, cianose. Geralmente está relacionado a doenças cardíacas ou respiratórios, por isso é extremamente necessário ir ao veterinário urgentemente.
  • Língua vermelha: ela pode ser acompanhada de inchaço ou manchas pretas e geralmente é uma manifestação do melanoma em cães, um tipo de câncer. Conforme a doença vai aumentando, a língua do seu cão vai crescendo, devido à evolução das células cancerígenas.

Independente da cor da língua do seu Pet, se não for normal leve a um médico veterinário!

Aqui na Clínica Amigo Bicho você encontra profissionais experientes e prontos para lhe auxiliar e cuidar do seu bichinho da melhor maneira! ❤️🐾