A saúde dos Pets é uma questão muito importante para os tutores que amam seus amigos de quatro patas, e o ronco dos gatos, muitas vezes, preocupa a família, principalmente porque algumas raças, como a Persa e a Birmanês, são mais propensas a doenças respiratórias.

No caso das raças citadas acima, os bichanos são mais suscetíveis a esse tipo de doença, devido à própria genética. Ambas são chamadas raças braquicefálicas, cujos ossos do crânio são mais curtos que os demais, assim como as passagens nasais.

Para os persas e birmaneses, a formação do crânio é um fator que influencia no desenvolvimento de doenças e também do ronco, por exemplo, mas para as demais raças existem diversos outros fatores que podem provocar o ronco e doenças respiratórias também.

Mas, é importante destacar que o ronco dos gatos nem sempre é um sinal de doença. Assim como acontece com os humanos, muitas vezes, o ronco pode ser apenas o resultado da vibração das vias aéreas dos felinos, que, por algum motivo, se torna audível.

Para quem conhece o seu animalzinho, pode ser mais simples identificar a causa do ronco, que pode estar associada, tanto a fatores genéticos, como visto anteriormente, quanto a condições físicas e até ao modo de dormir.

Quais condições podem estar associadas ao ronco:

Saúde – Se o seu gato passou a roncar recentemente, e você percebeu que isso aconteceu depois de uma troca de estação, banho, ou viagem, por exemplo, é possível que o ronco sinalize mesmo que ele adoeceu. As doenças mais comuns, relacionadas ao ronco dos felinos, são a bronquite, a asma, a rinite e infecções bacterianas.

Sono – Quando o ronquinho dos felinos ocorre enquanto eles dormem, é muito mais provável que isso ocorra em função da posição que o bichano está dormindo. É o mesmo que ocorre com os humanos, quando o fluxo de ar é interrompido, devido a posição do corpo.

Excesso de peso – Assim como acontece ao dormir em uma posição que bloqueie o fluxo de ar, quando os gatos estão gordinhos, acima do peso, existe a possibilidade da gordura presente nos tecidos das vias aéreas bloquearem a passagem de ar e ocasionarem o ronco. Nesse caso, é importante cuidar da alimentação do animalzinho, sempre dando preferência a rações de qualidade, e também adotando uma rotina de brincadeiras e atividades com ele.

Seu gato está roncando, ou ronronando?

O ronronar dos gatos tem alguma semelhança com o ronco, pois também é resultado da vibração das vias aéreas. Porém, quando um gato ronrona, ele pode estar buscando comunicar, tanto satisfação, quanto um pedido de carinho ou comida, por exemplo. Além disso, ronronar também serve como um exercício tranquilizante para os bichanos, devido à baixa frequência da vibração.

Fonte: Blog Guia Animal

Please follow and like us:
Pin Share
Instagram
Envie sua mensagem
Amigo Bicho, conte sempre com a gente! Logo retornaremos sua mensagem. Como podemos ajudá-lo?