Sempre ouvimos falar sobre alimentação saudável e adequada para nossos Pets, e como escolher o tipo de ração certa. Mas você já se perguntou como a ração surgiu, como é feita e quais seus ingredientes?
O primeiro tipo de ração surgiu em 1890 em Londres, foi inventada por James Spratt.
A ração era um biscoito para os cachorros, o produto fez sucesso e logo expandiram a fabricação. Já a ração em lata que era unida, veio em 1922 da marca Ken-L Ration, virou sucesso entre os consumidores por poder ser comprada em quantidades sem estragar. Na mesma época chegou ao comércio as rações secas.
Na Segunda Guerra Mundial a carne e o metal se tornaram produtos escassos, logo, os fabricantes de ração aprimoraram e aumentaram a produção de rações secas.
Até então as rações não eram específicas para cães e gatos, somente depois dos anos 1970 que começaram a ser feitas de acordo com o organismo de cada um.
As rações são feitas com equilíbrio nutricional de acordo com as necessidades de cada animal. A matéria prima muda de acordo com o tipo de ração, seca ou molhada.
Rações secas possuem mais cereais, e já as úmidas, contém mais amido e gelatinas.
Os ingredientes utilizados na fabricação das rações são, carnes como: peixes; carne vermelha; cereais; frutas; trigo; arroz ou soja, farinha de ossos e outros órgãos de animais; batata, raízes de verduras; milho; linhaça; feijão e pode conter também aditivos de vitaminas.
A produção das rações acontece, primeiro com a moagem dos ingredientes, após vem a mistura, é durante esta etapa que os nutrientes ficam homogêneos. Nesta etapa também são adicionados os corantes, palatabilizantes, e se for ração for úmida, os líquidos.
Depois ocorre a compactação este é o processo de deixar a ração no formato desejado. Essa etapa define o tamanho dos grãos, sendo adequados para o porte e idade do animal.
Os cães e gatos têm necessidades nutricionais diferentes dos seres humanos, e por este motivo, alguns condimentos que colocamos em nossa comida fazem mal a eles.
A comida humana pode causar algumas doenças, como a obesidade, que causa outras enfermidades como: problemas cardíacos, diabetes, entre outras, tirando a saúde e disposição de nossos cães.
Mesmo que seu Pet chegue perto de você na hora de sua refeição, com aquele olhar de caridade, evite oferecer sua comida a ele, lembre-se que é para o bem dele!
Para que seu cachorro ou gato ter uma nutrição adequada com a ração é necessário levar em conta alguns pontos:
– Idade;
– Raça;
– Estrutura física;
– Estado de saúde.
Fonte: Folha Vitória e Naturalis