A Otite Canina causa dor e pode deixar o animal estressado, uma infecção no conduto auditivo dos cães, que pode ser causada por diversos fatores, como infecções por bactérias, fungos, ácaros, presença de pólipos no conduto auditivo, alergias, etc.
O principal sintoma da otite é a inflamação do conduto, que faz com que os cães cocem em excesso suas orelhas, podendo criar feridas graves.
Os casos graves que não são tratados corretamente ou a tempo, podem evoluir para um comprometimento do sistema neurológico do Pet, podendo causar a perda da audição de maneira permanente.

Os sintomas da Otite Canina:

• Coceira nas orelhas;
  • A região da orelha do animal apresenta um cheiro forte e desagradável;
  • O pet começa a balançar a cabeça com força e com muita frequência;
  • Excesso de cera e secreções na região das orelhas;
  • Sinais de dor nos ouvidos (normalmente o cão fica com a cabeça inclinada).
    Como Evitar a Otite Canina:
  • Limpeza constante da orelha do cão, principalmente se for de alguma raça com orelha caída. Mas atenção: a limpeza excessiva das orelhas pode retirar as defesas naturais. Consulte seu veterinário;
  • Leve sempre em petshops confiáveis para banho.
    Existem diversos medicamentos para o tratamento de otite. Mas para o tratamento ser efetivo, é importante saber a causa da otite no seu cão.
    Por tanto, a primeira coisa a se fazer é levar o Pet ao veterinário para que ele faça o diagnóstico e prescrever o tratamento ideal, que irá resolver o problema e acabar com o sofrimento do seu melhor amigo.
    A otite é uma doença comum em cães, e não é considerada muito grave. Porém você deve estar atento, prevenir e tratar logo que os primeiros sintomas aparecerem.