Pets passam gripe para os humanos?

Quando começa a esfriar, os tutores de Pets se preocupam ainda mais com a proteção deles, por isso investem em camas, roupas e cobertores quentinhos. Assim como nós humanos, os Pets precisam de proteção extra contra o frio, afinal, eles também podem ficar gripados.

A gripe dos Bichinhos requer atenção, entretanto as bactérias e vírus que contaminam Cães e Gatos não afetam os humanos. Nos Gatos ela é conhecida como rinotraqueíte e é causada pelo herpesvirus felino 1 (HVF-1) que tem como sintomas febre, conjuntivite, espirros frequentes, rinite e salivação. A gripe canina pode ser chamada de Tosse dos Canis e é causada pela bactéria Bordetella e os vírus Parainfluenza e Adenovírus, tendo como consequências a tosse, espirros, secreções nasais, falta de apetite e, às vezes, engasgos.

Como evitar a gripe nos Pets?

A principal maneira de proteger o seu bichinho de estimação contra a gripe são as vacinas. Para os cãozinhos há duas opções, a intranasal e a injetável, ambas proporcionam 12 meses de proteção. Já os gatinhos podem tomar a vacina quádrupla ou quíntupla que imuniza contra a gripe e outras doenças.

Os Pets podem transmitir Covid-19?

Boletins divulgados por entidades de referência em pesquisa veterinária, como o World Small Animal Veterinary Association (WSAVA), mostram que não há evidências de que Pets possam contrair ou transmitir o Covid-19. Porém, a orientação é de que tutores contaminados pela doença evitem o contato com os seus bichinhos de estimação. Por se tratar de um vírus novo, não há respostas definitivas de como ele pode se comportar. Lembre-se de higienizar as patinhas do seu Pet após passeios na rua e de lavar as suas mãos após o contato com ele.

ATENÇÃO! Caso o seu Pet demonstre sintomas de gripe, procure um veterinário. Medicá-lo sem orientação e/ou com remédios para humanos pode ser prejudicial à saúde dele. Em caso de emergências, nossa Clínica possui Plantão 24h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *