Mesmo sendo um assunto comentado, muitas pessoas não sabem o real motivo para castrar o seu Pet, mas relaxa, nós vamos te explicar tudo certinho nesse texto.
Além de ser uma das principais medidas de controle populacional de animais, reduzindo, consequentemente, o número de cachorros e gatos de rua. A cirurgia ajuda na prevenção de diversos problemas de saúde, como os tumores de testículos, próstata e mamários, e pode melhorar positivamente o comportamento do seu animalzinho.
Afinal, você sabia que alguns estudos apontam que fêmeas castradas antes do primeiro cio tem 90% menos de chances de desenvolver câncer de mama?
Castrar o seu animalzinho é dar para ele uma qualidade de vida melhor e oferecer saúde, prevenindo várias doenças.
Como é feita a castração?
Nos machos, tanto em gatos quanto em cães, a operação é menos invasiva. Consistindo na retirada dos testículos, implicando assim em uma redução expressiva de testosterona. Já nas fêmeas, é necessária uma incisão no abdome para remoção do útero e dos ovários. Esse procedimento reduz a produção de estrógeno e progesterona.
Quando realizar a castração?
Antes do seu Pet realizar a cirurgia, ele deve ganhar uma atenção ainda maior, pois é preciso que antes do procedimento o médico veterinário o avalie através de exames de sangue e cardiológicos. Pois somente com esses exames ele conhecerá as reais condições de saúde do paciente e trabalhará com ainda mais certeza e segurança.
Todos os cães e gatos podem ser castrados em qualquer idade, claro que em animaizinhos muito filhotes, é contraindicado.
Mas lembrem-se, cada animalzinho tem a sua particularidade, procure um médico-veterinário e realize uma avaliação.
Cuidados:
A cicatrização dessa cirurgia ocorre, geralmente, entre 7 a 10 dias após o procedimento. Um curativo especial é feito no local da incisão, e é indicado o uso de roupa apropriada ou um colar elizabetano para evitar que o pet lamba ou arranque os pontos.
Na maioria dos casos, o animal retorna à rotina normal já no segundo dia pós-castração. É recomendado apenas para evitar grandes esforços e reduzir os passeios.
O Pet pode ser medicado com antibiótico no dia da operação, no entanto, nos locais que seguem todas as boas práticas no ambiente cirúrgico, o risco de infecções é bem reduzido e o uso de antibióticos pode ser descartado.
Alguns animais podem sentir incômodos, como falta de apetite, sonolência, incontinência urinária e até mesmo vômitos após a castração, e um dos motivos pode ser o uso de medicamentos analgésicos. Caso os sintomas persistam, o cirurgião que realizou a operação deve ser contatado e procurado.
Caso você resolva fazer esse procedimento, a Clinica Amigo Bicho tem bloco cirúrgico super equipado e os melhores Profissionais, venha nos conhecer 🐾😍