Ao adotar um gatinho muitas dúvidas aparecem, entre uma das mais frequentes é: Preciso dar banho no meu gato?
Como eles possuem uma língua bem áspera, ela acaba sendo perfeita para sua auto limpeza. O que auxilia e muito na hora da higiene felina, retirando as impurezas e os pelos mortos do seu corpo. O felino consegue alcançar praticamente qualquer lugar do corpo, sendo assim uma limpeza muito eficiente.
No entanto,sobre esse assunto, é preciso entender que o banho é indicado apenas em casos muito específicos, sempre com a recomendação de um médico veterinário.
Existem alguns motivos para que você não dê banho no seu felino sem a prescrição de um veterinário. O estresse é um deles, causado pela temperatura da água, pelos barulhos excessivos do secador. Esse estresse pode causar queda na sua imunidade e seu organismo fica mais propenso a desenvolver doenças. Além do shampoo tirar o feromônio que o gato tem em sua pele, que serve como identidade do gato.
Mas então quando é necessário dar banho em gatos?
Oficialmente quem pode indicar é apenas um médico veterinário, no entanto em casos que ele sofra de alguma doença não parasitária, como dermatite ou seborreia, é mais comum a indicação de dar banho.
Mas não dar banho não significa que você não deve escovar o seu Pet com uma escova apropriada, tirando assim os pelos mortos e evitando nós.
Para escovação a Clínica Amigo Bicho tem disponível rasqueadeiras específicas para uso nos felinos