Se você tem um bichano em casa, já pode ter acontecido de ele te morder quando você tentou fazer carinho nele. Afinal, esse é um sinal de agressão ou apenas uma brincadeira? Esse comportamento é comum quando gatos são separados de seus irmãos cedo demais, porque quando convivem na infância, eles aprendem a morder mais suavemente durante suas brincadeiras.
Outra razão para isso ocorrer é que o próprio Tutor pode estimular o comportamento agressivo do gato. Então, é preciso lembrar de sempre ser gentil quando for brincar com bichanos. O ideal é tentar alterar essa atitude de morder, mesmo que seja de brincadeira. Tente não repreendê-lo porque isso pode reforçar ainda mais este comportamento ruim.
Para deixar o seu gato dar vazão a esse comportamento agressivo, tente disponibilizar brinquedos, como bastões ou cordas. Mas, em vez de desafiá-lo, reforce a brincadeira de maneira aceitável e suave. Dê petiscos e coisas saborosas como recompensa. Outra dica é sempre levar sua mão próxima do nariz do gato antes de fazer carinho nele, porque assim ele vai reconhecer o seu cheiro.
Não ignore a possibilidade do seu gato ter um problema médico, e por isso estar irritado com esse incômodo. É sempre bom consultar o médico veterinário com regularidade, para determinar se existe uma causa preocupante por trás do comportamento.
Fonte: Meus Animais
15.699 comentários
Os comentários estão fechados.