A Cinomose é uma doença grave que afeta os cães, causada pelo vírus CDV, o Canine Distemper Virus, traduzido para o português como “vírus da esgana canina”. A doença é conhecida por afetar principalmente filhotes ou cães adultos que não receberam a vacinação!
É uma doença que se manifesta nos organismos dos cães de diferentes formas, podendo comprometer os sistemas respiratório, digestório, tegumentar (pele) e até mesmo o sistema nervoso central, provocando convulsões, tiques nervosos ou mioclonias.
Quando esta doença atinge a fase neurológica o índice de mortalidade chega a 90%, por este motivo é muito importante a prevenção.
A transmissão da doença se dá por várias formas, principalmente pelo ar, mas há outras formas de contágio como transmissão direta com um cão infectado, com as secreções nasais desses animais e superfícies ou objetos, como brinquedos, acessórios, bebedouros e comedouros. A doença não acomete outras espécies, nem o ser humano.
O vírus permanece vivo em ambientes fora do organismo dos cães apenas por algumas horas, mas não é motivo para não tomar cuidados. É importante manter limpos todos os objetos e superfícies às quais os cães têm contato durante o dia para evitar a proliferação do vírus.
Como proteger o cachorro contra a cinomose?
Existem vacinas muito eficazes que devem ser administradas a partir de 45 dias de vida , no mínimo 3 doses , com intervalo de 21 dias . O reforço deve ser feito anualmente
É importante realizar a consulta com um veterinário para saber em detalhes o que é cinomose e qual é o melhor esquema vacinal para o cãozinho, seja adulto ou filhote, somente o Veterinário pode aplicar a vacina mais adequada e garantir a proteção para o seu Pet.