Julho Dourado: mês da conscientização das zoonoses e vacinação do seu Pet

O mês de julho é dedicado à conscientização sobre a vacinação nos animais de estimação. A campanha que recebe o nome de Julho Dourado alerta os tutores a respeito da imunização dos seus Pets como forma de prevenção.

Mas o que são zoonoses? A definição é bem simples: zoonoses são doenças transmitidas por animais para humanos. Podem ser mosquitos, ratos, morcegos, carrapatos ou qualquer outro bicho. Por isso, também existem doenças causadas por cachorros em humanos, assim como doenças causadas por gatos. Esses animais servem de hospedeiros para parasitas, fungos, vírus e bactérias que afetam não só os pets como também as pessoas.

Os cães e gatos são excelentes companheiros, mas exigem alguns cuidados, afinal eles podem transmitir algumas doenças. E, quem convive com Pets, precisa conhecer quais as principais zoonoses que eles podem passar para as pessoas e como preveni-las.

Raiva: Essa doença viral pode ser transmitida para os seres humanos por vários animais, incluindo cães, gatos e morcegos. A infecção geralmente ocorre por meio da saliva de um animal infectado ao morder ou arranhar outro animal ou, nesse caso, uma pessoa.

A vacinação contra a raiva é a melhor forma de prevenção para essa doença considerada fatal.  A vacina antirrábica é obrigatória em cães e gatos no Brasil e deve ser administrada anualmente para proteger tanto os animais quanto as pessoas que possam ter contato com eles.

Fique atento! Se seu Pet tiver algum contato com morcegos, procure o centro de zoonose do seu município para orientações.

Leptospirose: Embora o microrganismo seja mais comum de se encontrar em roedores, ele pode ser transmitido para outros animais, incluindo cães, gatos e, até mesmo, os seres humanos. A transmissão para animais domésticos ou humanos se dá principalmente por meio do contato com água ou solo contaminados pela urina dos infectados. Lembrando que essas bactérias podem sobreviver em ambientes mais úmidos.

Em casos graves, a doença pode levar a complicações ou até mesmo à morte. O tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos e pode exigir hospitalização em casos mais extremos. A vacinação é especialmente importante para cães, que podem ser infectados com a bactéria e, em alguns casos, não apresentar sintomas.

Mas, atenção,os gatos podem ser mais resistentes à infecção, entretanto não há vacina para esse Pet.