Adotar um animal de estimação é uma experiência que todas as pessoas deveriam ter na vida, pois a convivência com os bichinhos soma momentos e aprendizados únicos, tanto para crianças, quanto para adultos. Mas o que nem todo mundo sabe, é que além dos valores como a lealdade e companheirismo, típicos especialmente de cães, os animais de estimação podem somar benefícios à saúde da família.

As vantagens da convivência com os pets, inclusive, já são reconhecidas além do âmbito familiar. Muitos hospitais, lares de idosos e clínicas, que tratam doenças e patologias específicas, vêm adotando uma rotina de visitas de pets aos pacientes, ou mesmo tratamentos que contam com atividades a cavalo, por exemplo.

Conheça três bons motivos para ter um animal de estimação

Manter o emocional em dia – Uma das principais vantagens de ter um pet em casa está relacionada à saúde emocional. Isso porque, segundo estudos, a convivência com os animais de estimação ajuda a reduzir os níveis de estresse.

Nesse sentido, estudos feitos pela Universidade de Minnesota indicaram que a convivência com gatos seria capaz de reduzir, em 40%, o risco de um tutor de bichano morrer de ataque de coração; e em 30% o risco de morte por doenças cardiovasculares. Segundo o estudo, o resultado poderia estar associado à redução da ansiedade, fruto da convivência com os gatos.

Aumentar a imunidade – Outra vantagem da convivência com os pets está relacionada à prevenção de doenças respiratórias, como a asma e alergias, por exemplo.

Segundo estudos, pessoas que convivem com animais de estimação, desde a infância, têm menos risco de desenvolver estas doenças, uma vez que o sistema imunológico acaba se fortalecendo pelo contato frequente com o pelo dos animais. Este resultado, porém, é mais comum quando as pessoas crescem com animais de estimação. Adultos alérgicos, acabam não reagindo bem ao contato com as raças peludas.

Identificar e tratar doenças – Esta vantagem de ter, especialmente, um cão em casa é bastante curiosa. O fato é que especialistas afirmam que os cães são capazes de identificar doenças como o câncer, apenas farejando seus tutores. Médicos afirmam que a precisão na identificação de câncer de pele, pulmão, mama, ovário e colo, por exemplo, pode variar entre 80% e 90%.

O caso pode representar um enorme benefício aos tutores, pois quanto mais cedo identificada a doença, mas chances de um tratamento ter sucesso e chegar à cura do paciente.

Fonte: Revista Exame

Please follow and like us:
Pin Share
Instagram
Envie sua mensagem
Amigo Bicho, conte sempre com a gente! Logo retornaremos sua mensagem. Como podemos ajudá-lo?