Com as mudanças climáticas decorrentes da troca de estação, é muito comum que os animais de estimação possam desencadear algumas doenças. Por isso, é necessário que os seus tutores fiquem atentos aos sinais e busquem por auxílio veterinário. Mas, antes de tomar essas decisões, é preciso que você conheça quais os tipos de doenças que podem acometer o seu cão ou gato:

1 – Doenças respiratórias

– Gripes: nos cães a gripe é transmitida principalmente pelo vírus H3N8, enquanto nos gatos ocorre pelo herpes vírus, sendo que os filhotes e idosos são os mais suscetíveis. Entre os sintomas incluem-se coriza, tosse, espirros e febre;

– Tosse dos canis: a traqueobronquite, mais conhecida como tosse dos canis, é uma das doenças da estação, principalmente em animais que frequentam escolinhas ou hoteizinhos. Acomete apenas cães e o principal sintoma é uma tosse seca e duradoura que pode persistir por semanas. Se causada por infecção bacteriana exige o uso de antibiótico no tratamento;

– Asma: trata-se de uma infecção respiratória grave e que acomete mais os felinos do que os cães, ocorrendo principalmente entre os animais idosos. Os sintomas incluem dificuldade de respirar, respiração rápida e com ruído e tosse prolongada;

– Pneumonia: assim como nos humanos, a pneumonia é grave quando acomete os animais. Trata-se de uma inflamação dos brônquios e inclui sintomas como tosse, espirros, coriza, febre, dificuldade para respirar, perda do apetite e letargia.

• As doenças respiratórias podem ser fatais quando não tratadas, principalmente porque os grupos de risco são filhotes e animais idosos, que já têm o sistema imunológico mais frágil.

2 – Doenças articulares

Elas podem ser mais difíceis de diagnosticar por se tratar de problemas que se manifestam a longo prazo. No entanto, as baixas temperaturas podem aumentar o desconforto do animal. Esses problemas acometem principalmente os animais já diagnosticados ou nos quais essas complicações estão começando a se manifestar.

– Doenças como artrite e artrose podem acometer cães e gatos, sendo mais comuns em animais mais idosos. Entre os sintomas frequentes dos problemas articulares podemos destacar: dificuldade de locomoção, redução da amplitude dos movimentos, sensibilidade e inchaço na região inflamada, febre localizada, redução das atividades físicas, alterações comportamentais e dificuldade no movimento para defecar e urinar.

• Esses sintomas causam grandes mudanças comportamentais no animal devido à dor frequente, sendo necessária uma atenção especial do tutor.

3 – Problemas oftalmológicos

A redução da umidade do ar pode resultar em doenças oftalmológicas nos pets. Caso não sejam diagnosticadas e tratadas, elas podem se agravar, restringindo a visibilidade do animal. Entre os sintomas comuns destacam-se a coceira, vermelhidão e excesso de secreção, sendo recomendada uma rotina mais intensa de higienização e umidificação.

Nessa época os animais também podem desenvolver quadros de conjuntivites virais ou bacterianas. Essa ocorrência é mais comum entre os gatos.