Os cuidados que nossos Pets recebem, atualmente, são resultado de muito estudo e pesquisa que vêm garantindo a evolução da medicina veterinária, tal como uma melhor qualidade de vida e saúde aos nossos animaizinhos.

No Brasil, a primeira regulamentação da área surgiu em 1933, no governo Getúlio Vargas, e representou um marco para a Medicina Veterinária, instituindo, com isso, o dia 9 de setembro para homenagear os médicos veterinários no país.

A obrigatoriedade do registro do diploma foi estabelecida alguns anos mais tarde, em 1940 e, em 1968, foi sancionada a Lei nº 5.517, com a finalidade de disciplinar o exercício da profissão e criar os Conselhos Federal e Regional.

Também em 1968 foi instituída a profissão de Zootecnista, igualmente regulamentada e fiscalizada pelos Conselhos.

A influência da família real portuguesa

Segundo registros históricos, a mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, que aconteceu entre os séculos XVIII e XIX, promoveu muitos avanços para a Medicina Veterinária local. A própria faculdade de Medicina, assim como a de Engenharia e de Direito foram criadas após a mudança da realeza para o Brasil. Antes disso, o país sequer contava com bibliotecas, imprensa e ensino superior.

O Museu Nacional e o Jardim Botânico, que contou com laboratórios e tecnologias, também fazem parte dos investimentos feitos durante os reinados de D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II. Nesta época, o país recebeu muitos médicos, zoólogos, naturalistas, botânicos e cientistas, interessados em pesquisar a fauna, a flora e os costumes locais.

Mesmo com o empenho de D. Pedro II, a Escola de Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, as primeiras escolas da área do país, surgiram apenas no início do século XX.

Por concentrar esforços, para fundar a Escola de Veterinária do Exército, o Capitão-Médico João Muniz Barreto de Aragão ficou conhecido como Patrono da Veterinária Militar. Muniz de Aragão exerceu atividades de grande importância, controlando doenças de manadas e tropas militares, como a Febre Aftosa e o Mormo, que acometiam os cavalos e preocupavam o Exército Brasileiro.

Para você, quais são os principais avanços da história da Medicina Veterinária no país?

Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária

Please follow and like us:
Pin Share
Instagram
Envie sua mensagem
Amigo Bicho, conte sempre com a gente! Logo retornaremos sua mensagem. Como podemos ajudá-lo?