Manter as consultas em dia, garantir uma ração de qualidade, e proporcionar momentos de lazer, passeios são hábitos que fazem toda a diferença na vida dos Pets. Mas você sabia que a higiene do seu animalzinho, e também do ambiente onde ele costuma fazer xixi e cocô, é uma boa forma de monitorar a saúde dele?

Segundo o veterinário, Ricardo Cabral, a mudança na frequência com que o cão faz cocô pode indicar que ele está com algum problema, ou doença, como uma verminose ou mesmo um tumor, por exemplo. O mesmo pode acontecer quando há mudança na aparência, ou quantidade das fezes.

O profissional explica que uma das alterações mais comuns, no que diz respeito às fezes, é a diarreia. A alteração pode estar associada a inúmeras causas,  tais como infecções, inflamações, ou verminoses. Já quando as fezes passam a ter formato de bolinhas, e a quantidade e frequência diminui, a situação pode estar associada a uma má alimentação.

Outra alteração nas fezes, que pode ser observada durante o recolhimento e higienização, está relacionada à aparência, e caso esteja mais amarelada, pode indicar que o Pet vem sofrendo uma reação alérgica, ou intolerância alimentar.

Como proceder para prevenir e tratar as doenças

Agora que você já sabe que é possível identificar algum problema de saúde, por meio das fezes do seu Pet, você sabe como agir caso ele realmente esteja doente? A primeira orientação, é buscar um veterinário de confiança e, preferencialmente, um profissional que tenha como garantir um atendimento de qualidade, e conte com recursos para o caso do seu Pet precisar de exames, por exemplo.

Com o serviço médico veterinário, você poderá se tranquilizar, e saber que logo as coisas voltarão à normalidade. Além disso, o acompanhamento de um veterinário também é muito indicado para prevenir doenças. Com a orientação de um profissional da área, você poderá garantir uma alimentação adequada ao seu pet, e organizar a rotina da família, pensando nas necessidades específicas do Pet também.

O planejamento é uma forma muito positiva de prevenir doenças e evitar contratempos, especialmente considerando que, assim como as crianças, os animaizinhos não sabem comunicar o que estão sentindo quando estão doentes.

Fonte: Blog Para Pequenos

Please follow and like us:
Pin Share
Categorias: Saúde

Instagram
Envie sua mensagem
Amigo Bicho, conte sempre com a gente! Logo retornaremos sua mensagem. Como podemos ajudá-lo?