Muitas dúvidas surgem quando falamos como identificar se o seu Pet corre o risco de envenenamento, seja por outras pessoas mal intencionadas, ou até mesmo por algo que ele comeu que pode ser tóxico.

Existem duas situações que envolvem o envenenamento. Uma é se o seu Pet pode ter sido envenenado fora de casa ou se alguém jogou veneno dentro do seu quintal. Fora de casa, geralmente pode ocorrer na hora do passeio quando o cão ou gato cheira alguma comida atraente. Em geral, veneno de rato, tipo chumbinho é colocado no meio de carne ou em algum alimento atraente para que qualquer animal ingira, e isto pode ser cão, gato ou mesmo ratos.

Os envenenamentos também podem acontecer em casa. Estes são mais comuns em animais jovens, pois são muito ativos, xeretas e mordem tudo. São frequentes os envenenamentos de cães e gatos jovens  por plantas, pois mastigam plantas em vasos e jardins. As plantas mais comuns são a comigo-ninguém-pode, samambaias e lírios. Os sintomas são babas excessivas, vômitos e, dependendo da quantidade ingerida, podem ter lesões extensas no esôfago, estômago e intestino. Neste caso, o tratamento é mais complexo e pode evoluir para outras complicações. 

Nos animais jovens também é muito comum a intoxicação por substâncias químicas tipo sabão, desinfetantes e principalmente remédios deixados ao alcance deles inadvertidamente, e aí os sintomas podem ser variados. Devemos sempre lembrar que envenenamento é um mal súbito, pois alguns minutos atrás o Pet estava bem, saudável e brincalhão. 

Sempre deve se desconfiar dos sintomas que possam parecer envenenamento. Se o Pet está  bem e de uma hora para outra passa a ficar alterado, vomitando com diarreia, convulsões, entre outros, como citado nos casos acima. 

Lembre-se, a atitude mais segura é sempre levar seu Pet no Veterinário se suspeitar de envenenamento!

Please follow and like us:
Pin Share
Categorias: Diversos

Instagram
Envie sua mensagem
Amigo Bicho, conte sempre com a gente! Logo retornaremos sua mensagem. Como podemos ajudá-lo?