Por mais que seja uma tarefa bem desagradável, limpar o cocô dos seus Pets pode te dar uma visão sobre a saúde deles.
É muito importante familiarizar-se com o seu Pet e saber a frequência, consistência e até mesmo a cor das fezes. Outro ponto importante é saber se o seu bichinho tem algum problema para evacuar.
Nós preparamos um guia para te ajudar a entender as alterações que você deve estar atento para que seja possível reconhecer eventuais problemas de saúde que seus Pets podem estar sofrendo. Detectado logo no começo, garante um diagnóstico e tratamento rápidos.
Frequência: a grande parte dos animais faz cocô uma ou duas vezes por dia, porém, cada um possui suas particularidades, cães e gatos, por exemplo, são diferentes, ir com mais ou menos frequência, acaba sendo normal.
É recomendado conversar com o veterinário se:
– O Pet está fazendo cocô com mais ou menos frequência do que o normal;
– O Pet está tentando evacuar, mas não está conseguindo.
Consistência e Cor: alterações na consistência do dia a dia são normais até certo ponto, pois depende da dieta do Pet. Leve ao veterinário caso as fezes estejam escorrendo ou se apresentarem sangue ou muco.
A cor do cocô provavelmente é marrom, mas pode ser mais claro ou até mesmo mais escuro, dependendo da dieta.
É recomendado procurar um veterinário se:
– As fezes estiverem pretas ou vermelhas: isso pode ser sinal de sangramento no trato intestinal;
– Verdes ou muito claras: pode ser sinal de problema no fígado ou pâncreas.
Sinais de vermes: caso você nunca tenha visto vermes nas fezes do seu Pet, isso não significa que ele não possa estar com parasitas. Os vermes adultos e saudáveis permanecem dentro do intestino dos bichinhos, e só aparecem no cocô quando estão mortos ou quando há muitos vermes no intestino que começam a ser expelido nas fezes.
Esses vermes, quando estão na fase adulta, liberam ovos nas fezes do Pet, e a maioria desses ovos são microscópicos. As exceções são as tênias, que têm os corpos segmentados e regularmente soltam segmentos corporais cheios de ovos que são visíveis nas fezes.
Caso encontre algum desses itens nas fezes dos seus amigos de quatro patas, guarde uma amostra e leve para o veterinário realizar exames:
– Fezes com sangue;
– Diarreia – caso dure de um a dois dias;
– Minhocas ou vermes;
– Segmentos de tênias – parecem grãos de arroz que se mexem;
– Arrastando o bumbum no chão ou outros sinais de desconforto.
Fonte: Meu Pet